18.03.2024

Carnaval de Torres Vedras é cada vez mais um evento sustentável

O Carnaval de Torres Vedras não se faz somente de diversão, mas sim de uma preocupação constante com o ambiente.

A edição deste ano, que se assumiu mais uma vez como um Ecoevento, deu origem à recolha seletiva cerca de 9 toneladas de resíduos. Embalagens de papel/cartão foram 1.997 kg, de vidro 3.405 kg e de plástico 3.521 kg, todos estes encaminhados para a reciclagem.

A atribuição da distinção Ecoevento, integra-se na iniciativa da Valorsul, onde os municípios organizadores de eventos assumem o compromisso de reduzir o impacto ambiental dos mesmos e promovem uma adequada gestão de resíduos.

Assim, a Organização do Carnaval de Torres Vedras colocou à disposição, mais uma vez, de todos os foliões o copo reutilizável, com o valor de 1 euro. Trata-se de um copo de material resistente que permite ser reutilizado, evitando-se, consequentemente, a utilização dos copos de plástico comuns e possui uma fita para transportar ao peito, tendo estado disponível nos pontos de venda de comida e bebida.

De salientar, que existiu uma Campanha pré-evento junto dos proprietários dos espaços de comida e bebida, com o intuito de sensibilizar a deposição seletiva de resíduos (vidro, plástico e papel) que posteriormente, iriam ser entregues para reciclagem. Todas as quantidades recolhidas, iriam ser convertidas em valor monetário para uma instituição local. Deste modo, devido às quantidades recolhidas seletivamente, foram atribuídos 883,71 € para o Centro de Acolhimento Temporário para Crianças em Risco (CAT) Renascer.

O Carnaval de Torres Vedras é um evento de responsabilidade social dirigida à sustentabilidade, tornando-se um dos maiores ecoeventos do distrito de Lisboa que tem vindo a ter cada vez mais cuidado com a sustentabilidade ambiental.

O Carnaval de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Empresa Municipal Promotorres. Na componente ambiental contou com a colaboração dos Serviços Municipalizados de Torres Vedras, da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães e Empresas Privadas.